Books read

Leticia's books

To Kill a Mockingbird
The Catcher in the Rye
The Great Gatsby
Of Mice and Men
Animal Farm
One Hundred Years of Solitude
Lord of the Flies
Romeo and Juliet
Little Women
A Tale of Two Cities
Frankenstein
The Count of Monte Cristo
The Secret Life of Bees
The Memory Keeper's Daughter
The Joy Luck Club
The Da Vinci Code
The Kite Runner
The Shining
The Silence of the Lambs
The Bourne Identity


Leticia's favorite books »

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Desafio de livros - dia 08 - um livro impopular que você acha que deveria ser um bestseller

Day 08 - an unpopular book you think should be a best seller

Eu encarei 'impopular' como 'que não goza de popularidade; que não é conhecido pela maioria'. Assim sendo, pensei em dois títulos que acho que todo mundo deveria conhecer.

O primeiro é do Saramago. O Ensaio sobre a cegueira ficou famoso, e com razão, é fantástico. Mas esse livro tem a beleza da simplicidade: Todos os nomes. Essa foto (do site da Cultura) é da edição que eu tenho quase todos os livros dele, por sinal. Esse livro é sobre o sr. José, quem mais seria, um escriturário. Naquela narrativa gostosa do Saramago você fica sabendo que ele é um desses aficionados por rotina, cheio de hábitos, e que coleciona notícias de jornal sobre celebridades. Mas um dia alguma coisa acontece e no método dele (que inclui dados sobre os pais das pessoas famosas, com datas de nascimento e afins) surge uma discrepância - uma mulher que não tem nada de famosa, é só alguém comum. O sr. José não consegue conceber essa anomalia e decide ir atrás dessa mulher.
O Saramago tem a habilidade incomum e única de transformar as coisas de todos os dias em palavras que carregam em si toda a sabedoria que as gerações acumularam. É absurdamente lindo, quase banal,e  ao mesmo tempo profundamente significativo, porque tem a ver com uma busca de identidade e verdade - como devem ser as coisas realmente lindas, eu acho. Me ocorre o sentimento que eu sempre tenho quando olho pra cima e vejo as copas das árvores e penso, Nossa, como isso é bonito.
Entende por que eu acho que devia estar na lista de best sellers no lugar dos mil livros do Green?

O segundo livro é do Italo Svevo, um ilustre desconhecido, autor italiano da década de 20. O livro é sobre o Mário, cujo grande sonho era publicar suas fábulas e se tornar famoso com elas - e sobre o Enrico, amigo da onça dele que decide fazer um trote e fazê-lo acreditar que isso vai acontecer. Em 120 páginas ele conta como o Mário fica fora da realidade, ignorando tudo e todos, e como isso se torna relevante. Aparentemente o livro não foi traduzido para o português, só encontrei a mesma edição que eu tenho na Livraria Cultura aqui mas pra quem lê em inglês vale muito a pena. Ah, em tempo: se chama A perfect hoax (algo como "um embuste perfeito").

Trilha sonora: Cold War Kids, Hospital beds. Eles também deviam ser mais populares, não?
impopular
adjetivo de 2 géneros
que não goza de popularidade; que não é conhecido ou que não agrada à maioria
(De in-+popular)


impopular In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-02-08].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/impopular;jsessionid=BO7SuY-a+wU88ThP8NN4PA__>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário