Books read

Leticia's books

To Kill a Mockingbird
The Catcher in the Rye
The Great Gatsby
Of Mice and Men
Animal Farm
One Hundred Years of Solitude
Lord of the Flies
Romeo and Juliet
Little Women
A Tale of Two Cities
Frankenstein
The Count of Monte Cristo
The Secret Life of Bees
The Memory Keeper's Daughter
The Joy Luck Club
The Da Vinci Code
The Kite Runner
The Shining
The Silence of the Lambs
The Bourne Identity


Leticia's favorite books »

quarta-feira, 4 de junho de 2014

QQQ Quartas, www Wednesdays

Should be Reading (fonte)

To play along, just answer the following three (3) questions…
• What are you currently reading?
• What did you recently finish reading?
• What do you think you’ll read next?
basicamente, seria um Q Quartas, três perguntas com Q:
o Que você acabou de terminar de ler?
o Que você está lendo atualmente?
o Que você acha que lerá em seguida?

e minhas respostas são:

Li Era uma vez um segredo, Meu caso com o presidente JFK, da Mimi Alford. Eu sei, a culpa foi toda minha. Não sei o que eu estava pensando. A sinopse diz que a autora teve um caso com o presidente que durou 18 meses, aos 19 anos, e só falou dele agora, 41 anos depois. Eu achei que ela poderia ser mais interessante e ter algo mais a dizer que o que eu li, sobre uma criatura tão bobinha que você tem dificuldade até de ter pena, e um sujeito que é pintado como alguém tão digno e gente boa que você quase pede desculpas sobre estar lendo sobre a vida dele. Again, my bad.
Li um livro chamado Segredos de menina, da Maitena. Acho a Maitena genial, e a narrativa não decepciona. A protagonista começa com doze anos, tem uma família completamente disfuncional, uma mãe que passa metade da vida trancada no quarto escuro e a outra metade gritando como vítima, irmãos de várias idades com personalidades diferentes e igualmente difíceis, e zero modelos. Ou seja, vira uma semi delinquente juvenil, com mentiras, pequenos furtos, ilusões e pensamentos mágicos que fazem sua vida algo desgovernado. Qualquer um de nós que tenha alguma compaixão em algum momento quer ir lá sacudir alguém, pegar a menina pela mão e tentar incutir algum valor que ela possa de fato usar na vida adulta depois.
Li um livro besta chamado Swan, da Katherine  Hole, sobre uma narradora já com 41 anos que, veja bem, embora seja louca por um ator famoso desde a adolescência, cai em um golpe que é bem óbvio desde a página dez. Duas coisas boas: está bem escrito e ela causa empatia. (resenha do goodreads aqui)
Li A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea, do Romain Puertolas. Se você leu outros livros com temática indiana (já mencionei alguns por aqui, Jumpha Lahiri, Vikas Swarup, até Malba Tahan), vai reconhecer o estilo: é absurdo (bom, o título já é meio autoexplicativo nesse sentido), e tem um quê de conto fantástico, mas os personagens são uns pobres coitados que te seduzem com sua humanidade e você continua lendo.
Ainda assim, dentro desse gênero bem específico, os outros autores que eu mencionei são muito, muito melhores. (Claro, o Romain é francês, se não estou enganada, então não quero dizer que deviam ser comparados, mas estou usando o mesmo tipo de livro). A maluquice completa que a história traz é um pouco similar ao Q&A (quem lembra do "Sua resposta vale um milhão", o filme com aquele ator fofo indiano? a capa do livro está aqui), mas a semelhança termina aqui, porque o Swarup escreve muito melhor, de alguma maneira fazendo você focar no ser humano e não no pastelão que está acontecendo à sua volta.
Guardei o melhor pro fim: Li um dos livros que foi pra minha lista dos melhores do universo, The storied life of AJ Fikry, ou A vida do livreiro AJ Fikry, da Gabrielle Zevin. Ontem eu falei dele, então não sei se sobrou  muito mais. Tenho dificuldades de fazer resenhas, porque quando realmente gosto do livro, a única coisa que quero dizer é, Vá ler! é sensacional! e como não ligo de saber detalhes,meio, fim, etc, acabo sempre dando algum fora e contando algo que a pessoa não queira saber. Então, o link vai pra resenha, e eu prometo que se você gosta de livros e tem coração, mesmo que seja o do Grinch, ele vai derreter um pouco pelo AJ.


O que eu estou lendo: na verdade eu comecei várias coisas, não sei bem qual será o ganhador da minha atenção. Comecei o The sister season, da Jennifer Scott, o The Immortal Crown, da Richelle Mead (sequência daquele Tabuleiro dos deuses que eu gostei muito mês passado), e ontem li duas páginas do Salem's lot, do Stephen King.

O que vou ler em seguida: muito provavelmente, um dos dois Isabel Allende da fila: Amor ou El juego de Ripper.

Um comentário:

  1. Ufa, prendi a respiração, leu muito, e está cheia de intenções. Não consigo ler mais de um livro por semana, mas já está bom, é alguma coisa. Quero ver quando você falar de algum livro de Isabel Allende, pretendo ler algo dela em breve.

    ResponderExcluir