Books read

Leticia's books

To Kill a Mockingbird
The Catcher in the Rye
The Great Gatsby
Of Mice and Men
Animal Farm
One Hundred Years of Solitude
Lord of the Flies
Romeo and Juliet
Little Women
A Tale of Two Cities
Frankenstein
The Count of Monte Cristo
The Secret Life of Bees
The Memory Keeper's Daughter
The Joy Luck Club
The Da Vinci Code
The Kite Runner
The Shining
The Silence of the Lambs
The Bourne Identity


Leticia's favorite books »

quinta-feira, 19 de junho de 2014

tag literária - fatos e perguntas

Essa 'emprestei' da Maria, do BombuTeco :) Como já falei fatos no primeiro desafio (http://oslivrosdosprazeres.blogspot.com.br/2014/01/desafio-dos-30-dias-dia-2.html), vou só responder às perguntas que a Maria respondeu e que fiquei respondendo sozinha ao ler (Batman, santo egocentrismo...)

1 - Quais são seus escritores favoritos?
Huhu, não tem limite minha gente! Lygia Fagundes Telles, Paul Auster, Clarice Lispector, Jonathan Coe, Sophie Kinsella, Luis Fernando Veríssimo, Roald Dahl, José Saramago, Philip Pullman, Lionel Shriver, Fernando Morais.
2 - Existe um livro em especial que marcou seu início de vício pela leitura?
Me lembro dos livros que li na 3a. e 4a. série e gostei MUITO, porque foi a primeira 'carteirinha de biblioteca' que eu quis fazer. O pássaro azul, O menino do dedo verde. Aí na outra escola, a gente tinha a tal aula na biblioteca e era claro minha coisa favorita: dessa época, lembro do Eramos seis, (e a coleção Vagalume inteira), as coleções do Para gostar de ler (agora pensando bem acho que era meio precoce pra minha idade, mas eu morava em avenida e não tinha muito mais o que fazer além de ficar lendo).
3 - Qual adaptação de livro para o cinema você realmente gostou?
Precisamos falar sobre Kevin, da Lionel Shriver, foi bem fiel. Pesado e triste, mas fiel. 
4 - Você gosta de ler poesia?
Sim, embora não conheça muito.
5 - Existe algum estilo literário que você goste mais?
O tal YA (Young Adult), livros juvenis, acho que nunca cresci. Chick lit, literatura escrita por e para mulheres de 25 a 40 anos, geralmente inglesa, idem. Gosto bastante de livros surpreendentes, como os do Roald Dahl, e de literatura contemporânea, como Lygia, falando de gente que você consegue 'ver'.
6 - Você já perdeu algum livro?
Na empolgação de 'Você TEM de ler esse livro', às vezes empresto uns que não voltam.
7 - Qual é o seu lugar preferido para ler?
Mencionei obsessivamente a poltrona de leitura, e semana passada falei da segunda opção (na página do facebook, a capa é uma foto dela: da rede, olhando para árvores, com som de passarinho).
8 - Você costuma ler ouvindo música?
Não. Fico meio confusa, querendo prestar atenção na música. Muito raramente, música clássica, ou instrumental, se eu estiver muito no clima e combinar com o livro.
9 - Consegue sair de uma livraria sem comprar nada?
hahahaha. Não.
10 - Já deixou de ler algum livro pela capa?
Fico com ódio de capas feias. Acho o trabalho editorial uma das coisas mais lindas do mundo e é uma decepção que ele às vezes fique 'estragado' por isso. Também hoje trabalho numa empresa cuja área de criação é um primor, então presto ainda mais atenção nisso.
11 - Que livro você considera que deve ser leitura obrigatória para todas as pessoas?
Também já cobri esse assunto: sou meio radical, acho que todo mundo devia ter livros como algo prazeroso e não 'desistir', é meio aquilo de criança que não quer tomar banho ou comer, pra mim é igualzinho, rs... não como algo forçado, claro, mas se as pessoas 'acham graça' de os outros 'detestarem' livros ou 'não terem paciencia', que tipo de cidadãos estamos cultivando? fico meio preocupada. Podem ser livros, revistas, gibis, tem tanta coisa por aí! pode inclusive ser internet, mas algo mais dirigido, né? a gente hoje tá muito acostumada a 'scroll down' e pular da página. 
Isso dito, não sei que livro deveria ser obrigatório para todo mundo. Claro que o pensamento vai para literatura clássica, mas devo confessar que a primeira vez que li O velho e o mar ou Dom casmurro, adolescente ainda, eu não estava pronta e não gostei. Só achei absolutamente maravilhosos (e chorei, e comprei pra dar de presente) depois dos 20 anos. O que eu acho então é que tinha de ser obrigatório todas as pessoas lerem alguma coisa, rs, mesmo que seja literatura mais 'pobre' (tenho algumas coisas na cabeça quando digo isso, mas não vou expressá-las), porque ler é ler. 

2 comentários:

  1. Adorei suas respostas e concordo muito, muito, muito com a última resposta. Me preocupo com o futuro da sociedade, as pessoas não se interessam por nenhum tipo de leitura, consequentemente, não sabem escrever nem colocar suas ideias de forma coerente. E sobre as capas, concordo muito também, gosto de ler livros com capas bonitas, capas feias me espantam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fazer o que, a capa é a porta de entrada... e o título, claro. Já hesitei em comprar livro por conta de título estranho.

      Excluir