Books read

Leticia's books

To Kill a Mockingbird
The Catcher in the Rye
The Great Gatsby
Of Mice and Men
Animal Farm
One Hundred Years of Solitude
Lord of the Flies
Romeo and Juliet
Little Women
A Tale of Two Cities
Frankenstein
The Count of Monte Cristo
The Secret Life of Bees
The Memory Keeper's Daughter
The Joy Luck Club
The Da Vinci Code
The Kite Runner
The Shining
The Silence of the Lambs
The Bourne Identity


Leticia's favorite books »

quarta-feira, 6 de maio de 2015

6on6 - blogagem coletiva - abril!

Gente, não tô querendo causar, mas não dava pra não ser temática nesse mês. Foram 20 dias de muito gelato, muito cappuccino, muito carbonara, muito, muito vinho, muitas igrejas, muitas andanças, e muita alegria. Ao contrário de muitos brasileiros, minha ascendência é espanhola e não italiana; não tinha tido o prazer de ter acesso a tanto desse país delicioso na minha vida, e que meus pais não me escutem, mas quase pedi asilo político...
sem mais delongas... nostra bella Italia!


1. Aperol Spritz - em qualquer esquina, você pede um Aperol Spritz, ganha uns petisquinhos, geralmente batatinhas chips, e aprecia a paisagem se sentindo italiano. É o drink mais popular, até mais do que o Belini, que foi inventado num bar chamado Harry's em Veneza. E é supergostoso, considerado aperitivo e facilmente viciante...


 2. Jamais conseguiria explicar o que é esse carbonara levinho, que ao contrário do que quase todo mundo acredita, não tem nem sombra de creme de leite: é macarrão sem ovos, com molho de gemas, pancetta, queijo pecorino e muita alegria. Poderia comer isso todo dia. Bom, eu quase fiz isso. Sério.

3. E se meus parcos poderes de expressão já me abandonaram ao falar de carbonara, imagina o que fariam ao falar de Cinque Terre. Essas cinco ilhas cravadas no mar, não tem foto que pudesse retratar. Foi um dos dias mais perfeitos da minha vida.


4. Lembra que sou ligeiramente monotemática? Mas há algumas coisas que pra mim viraram sinônimo de Itália. Panforte é uma delas. Tem um chamado panforte Margherita, que dizem que foi concebido em homenagem à visita da rainha. Explicado de modo geral, é uma torta com especiarias e frutas secas. Parece sequinha, sabe? nem dá muita vontade. Mas aí você come um pedaço e explodem sabores na sua boca. Gengibre, laranja, hm, talvez amêndoa? você quer descobrir. E aí come outro... ele é típico de Siena, uma cidade fofíssima, famosa pela santa Catarina de Siena, pela corrida de cavalos e por esse doce.



5. Eu me recuso a dividir as mais de 100 fotos fáceis de Veneza. É só colocar no google, rs. Que cidade mais fotogênica! Quase uma falta de educação. Então divido essa, tirada de dentro da gôndola, de um 'retrovisor' que fica no prédio e guia as gôndolas, que tem de seguir alguma lei de trânsito né rs...


6. Prestenção: essa é a vista do Castel San Pietro, em Verona. Verona foi uma grata surpresa também, a cidade de Giulietta muito mais cheia de fofura que eu esperava, com o teatro filarmônico, a Arena, as ruazinhas de paralelepípedo bloqueadas ao público, o muro de 140 metros... e essa vista.

chorinho:outra das minhas inúmeras deliciosas surpresas na Itália foi ter ido à ópera, ver O barbeiro de Sevilha (Fígaro, Fígaro Fí-ga-roooo) no Teatro Filarmônico de Verona. Inesquecível. Só posso compartilhar a memória e a felicidade, aqui ainda antes de começar, já que obviamente o espetáculo, de quatro horas, não é fotografado.
Agora que ficou bem claro como foi difícil voltar pra casa, vou ali chorar um pouco abraçada num chocolate rs...

5 comentários:

  1. Delicia,Delicia,Delicia,dizer mais o que,né?

    ResponderExcluir
  2. Tristeza voltar de viagem, né? Não conheço a Itália, um dia eu vou. Já tenho a cidadania! Acho que vou engordar uns 20 quilos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, na verdade eu achei que ia engordar 50, rs, até porque a gente foi descaradamente com o propósito gastronômico mesmo. Mas turista anda muito, né? então deu uma compensada...

      Excluir
  3. Morri com essa foto de Verona <3
    A Itália é linda, né? Eu me apaixonei por Florença cheia de Pinóquios e com gelatto! Saudades!

    Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  4. Só atiçou mais e mais a minha vontade de conhecer a Italia... <3 ta no sangue, não tem jeito! Ainda faço um curso de italiano tambem! Ô lingua linda!

    ResponderExcluir