Books read

Leticia's books

To Kill a Mockingbird
The Catcher in the Rye
The Great Gatsby
Of Mice and Men
Animal Farm
One Hundred Years of Solitude
Lord of the Flies
Romeo and Juliet
Little Women
A Tale of Two Cities
Frankenstein
The Count of Monte Cristo
The Secret Life of Bees
The Memory Keeper's Daughter
The Joy Luck Club
The Da Vinci Code
The Kite Runner
The Shining
The Silence of the Lambs
The Bourne Identity


Leticia's favorite books »

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Pequena alegria da semana - outros idiomas - 4 dicas pra começar a aprender um!

Oi!
Uma das coisas muito muito boas da vida é conhecer o mundo. Pra mim, isso sempre esteve ligado à idiomas. Ou seja, saber outras línguas sempre foi igual, ou pelo menos o começo, de vislumbrar a torre Eiffel, espiar o Big Ben, olhar o mediterrâneo em Barcelona.
Não, não quero dizer que falo tudo isso não, muito menos bem. Mas acho sempre curioso quando as pessoas dizem que detestam, odeiam, não tem curiosidade de aprender outros meios de se comunicar – o desespero que eu tive na China ao ver as placas de sinalização só me reforçou a ideia de que é preciso pelo menos tentar saber dez frases e entender um mapa ;)
Daí que essa semana me perguntaram quais eram as coisas que ajudavam. Não adianta falar que criança aprende mais e melhor. É verdade, mas a, isso não quer dizer que adulto não aprenda, e b, a gente tem algo que criança não tem, motivação e recursos práticos. Então, trabalhando com o que temos (mas sim, se você tem filhos, nunca é cedo demais), dicas fáceis que acho que sempre ajudam:
1.      Coloque sua página inicial no computador como algo no idioma-alvo. Por exemplo, yahoo.com (ou, se você estiver se sentindo aventureiro, bbc, cnn, nytimes...) em vez de uol ou ig ou o que quer que você esteja usando. TODO contato que você tiver com a linguagem é útil e interessante, e te ‘desperta’. No caso de notícias internacionais, muitas vezes é o mesmo que você já ouviu falar (acidentes naturais, casamentos de celebridades, morte de alguém, visita do papa...) e você pelo menos reconhece o tema. O mesmo vale para celular, gps... coloque os ajustes (settings) em inglês, espanhol ou o que você queira aprender.
2.      Ouça uma música por dia no idioma, com a letra. Pode ser no youtube, no spotify, aquele aplicativo mixradio, com um cd, no site da banda ou cantor. Nem vou dizer que você tinha de ter música o tempo todo no carro e em casa desse tipo. Vamos começar leve...
3.      Investigue métodos que caibam na sua vida. Conhece Voxy? Pra você ter uma ideia, usa sua biblioteca de músicas do itunes pra exercícios de compreensão auditiva de música. Legal, né?
4.      Sempre me perguntam: que livro você me recomenda? Não recomendo, embora ame livros. Recomendo revistas, por algumas razões: a. são artigos mais curtos, portanto sua motivação pode aumentar. b. tem figuras e fotografias que ajudam. c. especialmente para meninas, há a motivação do vocabulário específico – como fala sandália plataforma? E cinto com pedrarias? – que você só vai saber nesse tipo de material. d. os temas são atuais, a linguagem também. Você encontra revistas internacionais, além de online, em grandes livrarias e megastores.





É uma delícia falar outra língua. Seu mundo se expande, porque você pode ler mais, ouvir mais, falar com mais gente. Descobre como você aprende, o que te irrita, que métodos funcionam com você. Não desista, vá tentando um dia de cada vez. Uma das melhores coisas da vida é surpreender a si mesmo com algo tão especial quanto uma nova habilidade J

3 comentários:

  1. Couldn't agree more!

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito úteis! Eu prefiro artigos e música. Artigos porque são curtos, como você sugeriu. E música é muito bom, a vida precisa de trilha sonora.

    ResponderExcluir