Books read

Leticia's books

To Kill a Mockingbird
The Catcher in the Rye
The Great Gatsby
Of Mice and Men
Animal Farm
One Hundred Years of Solitude
Lord of the Flies
Romeo and Juliet
Little Women
A Tale of Two Cities
Frankenstein
The Count of Monte Cristo
The Secret Life of Bees
The Memory Keeper's Daughter
The Joy Luck Club
The Da Vinci Code
The Kite Runner
The Shining
The Silence of the Lambs
The Bourne Identity


Leticia's favorite books »

segunda-feira, 21 de março de 2016

Férias

E aí que planejar férias pra mim é o começo delas. Tem (muita) gente que estressa horrores com isso, mas eu ADORO. Não adoro muito ficar procurando hotéis, mas é  muito mais por conta da minha falta de senso de direção: sempre acho que serão longe de lugares centrais, não sei olhar mapa, acho todas as resenhas do trip advisor iguais.
Agora, AMO:
- pesquisar hábitos culturais do lugar - tem gorjeta? o que as pessoas vestem? como se diz por favor e obrigada?
- pensar na vida do dia a dia - se usa mais metrô ou ônibus? a que horas anoitece? as lojas abrem nos fins de semana? que lojas são legais?
- fazer planos de passeios, tipo viagens de um dia do lugar - por exemplo, visitar Bologna ou os lagos, na Itália, no ano passado.
- fazer mil listas do que levar de roupa, de cosméticos, de coisas pra levar na mala de mão, de livros pra ler no caminho, de lugares pra visitar em cada cidade... até chegar à lista perfeita de cada coisa. Demora, viu?
E só fico feliz com o calendário impresso, cheinho de anotações.
Cada louco com a sua mania, né? Escuto as pessoas falando 'ah, quando viajo, eu quero relaxar, não quero planos', 'ah, eu chego no lugar e aí vejo onde vou ficar', 'ah, eu mudo de acordo com o que gosto na hora', e me dá até arrepio. Só de pensar que sei exatamente onde vou estar no dia x às xx horas e ah vai ser tão diferente do que estou fazendo agora, eu já fico feliz.

Vc já tá muito curioso??

Tô pensando se revelo meu destino...

Ah, tá bom, vai. Vou fazer isso que nem strip tease, aos pouquinhos. Vamos visitar várias cidades, algumas por mais dias, outras nessas 'viagens de um dia'. A primeira parada, na qual passaremos 6 dias, é num lugar onde...
a. se fala uma língua que eu absolutamente desconheço;
b. a primavera começou ontem;
c. a moeda não é dólar, nem peso, nem libra, nem euro.
d. há pelo menos dois escritores conhecidos vindos de lá, embora já mortos há bastante tempo e com gêneros bem diferentes. Quase todo mundo conhece a obra de um deles.
e. foi notícia recentemente.

E aí, arrisca?

11 comentários:

  1. Aff! Que difícil! Recentemente só se fala em Dilma, Lula, Moro, só dá Brasil no noticiário, não consigo lembrar qual país foi notícia recentemente! Mas primavera famosa nesta época só pode ser Japão... Será? E os autores quem são? Você que gosta de viajar precisa ouvir um podcast chamado O nome disso é mundo. Toda semana eles entrevistam alguém que morou em algum país, os primeiros tem áudio ruim, mas depois do vigésimo episódio mais ou menos melhora, eles já estão no episódio 100. Bom, espero que eu tenha acertado. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errou, rs! Nem tenho muita vontade de conhecer o Japão, pra falar a verdade. E não conheço o podcast, vou procurar. Meu marido é viciado em podcasts :)

      Excluir
    2. Errei?! Ah, sempre fui ruim em adivinhações, não faço ideia de qual país seja. Também sou viciada em podcasts, livros, música e chocolate... Rs

      Excluir
  2. Turquia? Rússia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não!Vou ajudar (muito) agora: saiu na mídia por uma razão muito boa; aparentemente é um dos países com as pessoas mais felizes do mundo. Estarei entre eles logo uma semana inteira!

      Excluir
  3. Ahhh, Dinamarca! Mas quem são os autores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, o Hans Christian Andersen e o Kirkegaard. Bom, deve haver outros, mas esses são os que estão de fato enterrados no cemitério ao lado de onde vou ficar hospedada, rs... Como um escreveu hsitórias infantis e outro era filósofo, achei que valia o comentário. De lá, vou pra República Checa e depois pra Áustria.

      Excluir
    2. Ai que desmemoriada sou, tinha esquecido de Hans, o outro não conheço. Viagem que promete hein! Eu sigo um blog chamado Vivaviena que é muito legal e dá muitas dicas sobre Viena. Tem o Instagram do vivaviena também que dá muitas dicas e tem aquele podcast que lhe falei antes que tem um episódio sobre a Áustria. Bjo e boa viagem!

      Excluir
    3. ADorei as dicas, obrigada :)

      Excluir
  4. Aaaahn... a toupeira aqui (como é que se escreve toupeira?) tinha eliminado a Europa inteira. Não é euro lá? Que legal! Minha mãe tem uma prima que mora lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha, acho que é assiim mesmo que se escreve o bichinho... mas eu também não sabia; andragogicamente, descobri quando precisei. Na Dinamarca a moeda é a coroa dinamarquesa - e em Praga, a coroa checa, acredita? E cada uma com uma cotação. Tô perdida! primeiro porque vou carregar setenta e sete tipos de notas e moedas, e depois porque todas elas valem mais que as nossas :P

      Excluir